Jorge Miguel da Silva Guedes 12ºA2 nº13
Watson declara a necessidade de a psicologia se constituir uma ciência autónoma e objectiva. Para ter este estatuto de ciência rigorosa e objectiva, a psicologia terá de definir como objecto de estudo o comportamento. Ora, no comportamento, a psicologia deve cingir-se, exclusivamente, ao binómio situação-reacção.
Situação: Estímulos objectivamente observáveis.
Reacção: Respostas objectivamente observáveis.
O objectivo do behaviorismo é estabelecer as relações entre as situações e as reacções, entre causas e efeitos, como qualquer outra ciência. As leis behavioristas pretendiam:
Cabe à psicologia observar, quantificar, descrever o comportamento enquanto relação causa e efeito, mas nunca interpretá-lo. Uma ideia central do behaviorismo decorre da sua concepção do ser humano: uma página em branco inicial que o meio e a educação vão moldar. Os factores do meio têm uma importância decisiva no desenvolvimento infantil.
Os comportamentos são, portanto, aprendizagens condicionadas pelo meio onde nos encontramos inseridos. O comportamento humano é produto de condicionamentos, de associações de uma resposta a um estímulo ou conjunto de estímulos (situação).
O ser humano reage aos estímulos exteriores em função dos reflexos condicionados que adquiriu. Rejeita qualquer ideia de transmissão hereditária de uma aptidão ou qualidade de carácter. O meio constrói o ser humano e, por isso, a importância da educação.
Para Watson, só o método experimental asseguraria o carácter científico à psicologia, liberta métodos qualitativos e subjectivos. O sujeito é remetido para um papel passivo.
Ao considerar que o ser humano é resultado de processos de aprendizagem, deu grande ênfase à influência do meio, à prevalência dos factores adquiridos sobre os factores inatos. Nesse sentido, considerava decisivo para o progresso do ser humano, as reformas sociais.